A escolha perfeita

Tempo de leitura: 2 minutos

Você foi fazer aquele churrasco e quando abriu à embalagem da carne o odor era insuportável?

Isso acontece com muita frequência infelizmente, eu sofri com isso também. Após comprar carne resfriada no supermercado, abri a embalagem para manipular e moer (nossa janta seria hambúrguer), veio aquele odor insuportável que não teve jeito, a carne tinha uma espécie de gosma que ao pegar para manipular ficava tudo impregnado com aquele odor horrível.

Retornei ao supermercado no dia seguinte pois já estava fechado no momento catastrófico, o gerente não fez muita cerimonia e prontamente devolveu meu dinheiro.

Tentei contato no SAC do frigorifico e fiquei sem resposta, fiz a reclamação pelo site especifico para essa finalidade (encontrei várias reclamações com o mesmo tema), fiquei um pouco tranquilo, mesmo que eu tenha me preocupado na escolha da carne, identifiquei que esse problema é corriqueiro.

A resposta do frigorifico foi culpar a logística, armazenagem, o supermercado e o cliente que não comprou a carne antes…….

Enfim todas as carnes utilizadas pelo Clube, são transportadas congeladas e armazenadas imediatamente.

Escolhendo a Carne

Os fatores que influenciam na qualidade visual e gustativa foram subdivididos em duas categorias: os ante mortem, ou intrínsecos, e os post mortem, ou extrínsecos.

Na primeira categoria, encontram-se os fatores vinculados ao genótipo dos animais e às condições ambientais em que se desenvolveram.

Na segunda, estão aqueles que se confundem com os procedimentos técnicos adotados pelos matadouros-frigoríficos e demais segmentos, até o consumidor final.

A embalagem a vácuo

Impede o contato do produto com o meio externo principalmente com oxigênio que favorece o crescimento de micro-organismos aeróbicos deteriorantes.

A perda de vácuo em embalagens de produtos cárneos embalados a vácuo basicamente ocorre em dois momentos:

No processo de envase do produto por furos, defeitos de selagem ou manuseio impróprio e durante o tempo de vida útil do produto devido às interações produto-embalagem, condições de armazenagem e transporte.

A qualidade sensorial dos alimentos embalados também pode ser afetada pela absorção. Quando a permeabilidade ao oxigênio é aumentada devido à interação dos componentes do produto com embalagem o principal efeito está sobre a diminuição do tempo de vida útil do alimento, em função de reações oxidativas diretas (pigmentos, racidez de gorduras, oxidação de vitaminas) e microbiológicas. Com isso o produto embalado estará impróprio para consumo em menos tempo.

Ao tirar da embalagem e deixar alguns minutos na presença do oxigênio, a possibilidade da carne ficar mais vermelha pelo fato da oximioglobina será grande.

Como saber se devo ou não consumir a carne?

Use os recursos, como o tempo em que o produto ficou guardado, o prazo de validade estampado na embalagem e o cheiro.

Bom churrasco e divirta-se !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *