Como acender o carvão do seu churrasco

Tempo de leitura: 5 minutos

Quer acender o carvão da churrasqueira com facilidade?

Evitar sofrimento, tornando seu churrasco prazeroso do inicio ao fim?

Com certeza quer!

Cervejas no gelo e os amigos estão chegando, e lá vai você o churrasqueiro do encontro acender o carvão e iniciar o seu churrasco, ai começa a peregrinação do fogo:

Coloca álcool o carvão e acende, pega o ventilador, fez dobras de jornal, de um pulo para direita, dois para esquerda e o carvão ali apagado.

Um amigo acessa a internet e encontra uma dica para utilizar álcool no pão e acender (detalhe que a dica informa utilizar o pão adormecido, aquele pão seco) lá vai você para outra tentativa e o fogo não pega, o pão não era muito seco..rsrsrs foi comprado no dia anterior.

Outro amigo repara que o álcool que está sendo utilizado é 46°por isso o fogo não pegou, começa a busca sem parar do álcool 92°, sem sucesso.

Ufa ! que bom que esse álcool é 46° e não 92° você poderia estar vivendo um pesadelo nesse momento de descontração.

Vou contar um pequena história do meu tio Toninho um gaudério de primeira, usa bombacha (vestimenta do gaúcho) o dia todo, cuidador de cavalos e um exímio churrasqueiro, que tinha tomados umas e outras e estava muito bolacho (bêbado).Decidiu fazer um churrasco e na hora de acender o fogo, fez o ritual: folhas de jornal, colocou bem no centro do carvão, ajeitou cuidadosamente (conforme seu grau etílico) e acendeu o jornal, o fogo não pegou do jeito que queria, estava apenas em algumas pequenas pedras de carvão e o Tio Toninho, bolacho, com fome e sem paciência utilizou uma garrafa de álcool para acelerar o processo de acender o fogo, fez um furo na tampa do álcool, mirou o fogo nas pequenas pedras de carvão e acabou o churrasco… tiveram que levar o tio para Hospital com queimaduras no seu braço direito.

Ao pressionar a garrafa para ejetar o álcool o fogo veio através das pequenas pedras que estavam acesas e ao soltar a garrafa o ar trouxe o fogo para garrafa expandindo para o braço que a segurava.

Fiz uma pesquisa e encontrei que tio Toninho não está sozinho nessa loucura, infelizmente os bombeiros atendem muitas ocorrências com pessoas vão acender a churrasqueira.
Mas e ai Eloy? Existe churrasco sem fogo?

Claro que não, mesmo que você decida por um ato de insanidade fatiar sua bela carne e fazer bifes no fogão precisará de fogo, mas você não está no grau etílico do Tio Toninho para cometer nenhum grau de insanidade (apenas degustou algumas cervejas) e pretende mais do que nunca acender o carvão e fazer o que planejou desde o começo.

Fazer churrasco na churrasqueira, com todos na volta e tomando aquela cerveja..esse foi o planejado.

Calma que nem tudo está perdido, e seu churrasco sairá do modo que planejou.

Precisamos apenas 3 coisas para acender o carvão (certifique-se que não há resíduos de álcool no carvão que poderiam causar acidente):

  • 04 Folhas de Papel toalha, não tem? Tudo bem 06 folhas de guardanapo.
  • Óleo de cozinha pode ser até aquele óleo usado para fritar as batatas durante a semana.
  • Fósforo ou isqueiro.
6b987d99-2a36-474d-9c45-029d3fc6e98e
Separação do material.

Eu costumo separar o material acima, e deixar tudo próximo, pois você ficará com a mão toda suja de carvão e sair abrindo armários de cozinha para pegar o material não é nada bom.

Como acender a churrasqueira

          Divida a churrasqueira em duas, escolha o lado de sua preferencia para deixar o carvão.
          Espalhe o carvão que cubra o fundo do lado escolhido.
          Abra o centro do carvão espalhado.
          Faça um cone com papel toalha ou guardanapo, feche o bico do cone.
7b47b432-41dd-4b82-a882-46de710869fb
Cone onde será colocado o óleo.
        Coloque o cone no centro do carvão.
c2675cb3-f8ab-4652-a68e-c5f8c2c091c3
Cone com carvão na base e na volta.
        Coloque o óleo de cozinha dentro do cone, o suficiente para encharcar o cone.
        Coloque pedras pequenas de carvão na volta o cone até em cima.
        Ascenda o cone, feche a parte superior com carvão e vá provar outra cerveja.
2d734916-ca5e-4973-9108-dfc6001f7f1c
Após colocar o óleo, acender o papel e cobrir com pequenas pedras de carvão.

A temperatura do fogo

Francis Mallman, chef mais genial da Argentina, tanto por sua trajetória como cozinheiro e dono de restaurantes com diversos prêmios que recebeu do seu Livro 7 Fogos, define:

A capacidade de avaliar a temperatura do fogo é algo que se desenvolve com a experiência desenvolvida ao longo do tempo. E sugere para os iniciantes colocar a mão em cima do carvão na altura onde ficará grelha ou espeto, na superfície onde será assada sua carne e contar em voz alta: um, dois, três,quatro.. cada número é igual a um segundo até que precise retirar a mão. Se por exemplo você contou até 3 segundos antes de tirar a mão, o fogo estará moderado-forte.

  • 2 segundos. Fogo Forte.
  • 3-4 segundos. Fogo moderado-forte.
  • 5-6 segundos. Fogo moderado.
  • 7-8 segundos. Fogo fraco.

Aplica-se ainda a regra geral para carnes, pedaço fino irá cozinhar rapidamente, devendo utilizar o fogo forte nesse caso 2 segundos da sua mão na posição da carne.

Bom churrasco e divirta-se !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *