Tempo de leitura: 5 minutos
Quer acender o carvão da churrasqueira com facilidade?
Evitar sofrimento, tornando seu churrasco prazeroso do inicio ao fim?
Com certeza quer!
Cervejas no gelo e os amigos estão chegando, e lá vai você o churrasqueiro do encontro acender o carvão e iniciar o seu churrasco, ai começa a peregrinação do fogo:
Coloca álcool o carvão e acende, pega o ventilador, fez dobras de jornal, de um pulo para direita, dois para esquerda e o carvão ali apagado.
Um amigo acessa a internet e encontra uma dica para utilizar álcool no pão e acender (detalhe que a dica informa utilizar o pão adormecido, aquele pão seco) lá vai você para outra tentativa e o fogo não pega, o pão não era muito seco..rsrsrs foi comprado no dia anterior.
Outro amigo repara que o álcool que está sendo utilizado é 46°por isso o fogo não pegou, começa a busca sem parar do álcool 92°, sem sucesso.
Ufa ! que bom que esse álcool é 46° e não 92° você poderia estar vivendo um pesadelo nesse momento de descontração.
Vou contar um pequena história do meu tio Toninho um gaudério de primeira, usa bombacha (vestimenta do gaúcho) o dia todo, cuidador de cavalos e um exímio churrasqueiro, que tinha tomados umas e outras e estava muito bolacho (bêbado).Decidiu fazer um churrasco e na hora de acender o fogo, fez o ritual: folhas de jornal, colocou bem no centro do carvão, ajeitou cuidadosamente (conforme seu grau etílico) e acendeu o jornal, o fogo não pegou do jeito que queria, estava apenas em algumas pequenas pedras de carvão e o Tio Toninho, bolacho, com fome e sem paciência utilizou uma garrafa de álcool para acelerar o processo de acender o fogo, fez um furo na tampa do álcool, mirou o fogo nas pequenas pedras de carvão e acabou o churrasco… tiveram que levar o tio para Hospital com queimaduras no seu braço direito.
Ao pressionar a garrafa para ejetar o álcool o fogo veio através das pequenas pedras que estavam acesas e ao soltar a garrafa o ar trouxe o fogo para garrafa expandindo para o braço que a segurava.
Fiz uma pesquisa e encontrei que tio Toninho não está sozinho nessa loucura, infelizmente os bombeiros atendem muitas ocorrências com pessoas vão acender a churrasqueira.
Mas e ai Eloy? Existe churrasco sem fogo?
Claro que não, mesmo que você decida por um ato de insanidade fatiar sua bela carne e fazer bifes no fogão precisará de fogo, mas você não está no grau etílico do Tio Toninho para cometer nenhum grau de insanidade (apenas degustou algumas cervejas) e pretende mais do que nunca acender o carvão e fazer o que planejou desde o começo.
Fazer churrasco na churrasqueira, com todos na volta e tomando aquela cerveja..esse foi o planejado.
Calma que nem tudo está perdido, e seu churrasco sairá do modo que planejou.
Precisamos apenas 3 coisas para acender o carvão (certifique-se que não há resíduos de álcool no carvão que poderiam causar acidente):
- 04 Folhas de Papel toalha, não tem? Tudo bem 06 folhas de guardanapo.
- Óleo de cozinha pode ser até aquele óleo usado para fritar as batatas durante a semana.
- Fósforo ou isqueiro.

Eu costumo separar o material acima, e deixar tudo próximo, pois você ficará com a mão toda suja de carvão e sair abrindo armários de cozinha para pegar o material não é nada bom.
Como acender a churrasqueira
- Divida a churrasqueira em duas, escolha o lado de sua preferencia para deixar o carvão.
- Espalhe o carvão que cubra o fundo do lado escolhido.
- Abra o centro do carvão espalhado.
- Faça um cone com papel toalha ou guardanapo, feche o bico do cone.

- Coloque o cone no centro do carvão.

- Coloque o óleo de cozinha dentro do cone, o suficiente para encharcar o cone.
- Coloque pedras pequenas de carvão na volta o cone até em cima.
- Ascenda o cone, feche a parte superior com carvão e vá provar outra cerveja.

A temperatura do fogo
Francis Mallman, chef mais genial da Argentina, tanto por sua trajetória como cozinheiro e dono de restaurantes com diversos prêmios que recebeu do seu Livro 7 Fogos, define:
A capacidade de avaliar a temperatura do fogo é algo que se desenvolve com a experiência desenvolvida ao longo do tempo. E sugere para os iniciantes colocar a mão em cima do carvão na altura onde ficará grelha ou espeto, na superfície onde será assada sua carne e contar em voz alta: um, dois, três,quatro.. cada número é igual a um segundo até que precise retirar a mão. Se por exemplo você contou até 3 segundos antes de tirar a mão, o fogo estará moderado-forte.
- 2 segundos. Fogo Forte.
- 3-4 segundos. Fogo moderado-forte.
- 5-6 segundos. Fogo moderado.
- 7-8 segundos. Fogo fraco.
Aplica-se ainda a regra geral para carnes, pedaço fino irá cozinhar rapidamente, devendo utilizar o fogo forte nesse caso 2 segundos da sua mão na posição da carne.
Bom churrasco e divirta-se !!!!